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Foto do escritorThays Braga

As 5 etapas da Jornada do consumidor

Atualizado: 19 de dez. de 2023



As 5 etapas da Jornada do consumidor

Você já se perguntou como os consumidores tomam suas decisões de compra? O que os leva a escolher um produto ou serviço em vez de outro? Quais são os fatores que influenciam o seu comportamento?


Essas são questões importantes para qualquer empresa que queira atrair, converter e fidelizar clientes. E para respondê-las, é preciso entender a Jornada do Consumidor.

A Jornada do Consumidor é o caminho que uma pessoa percorre desde o momento em que ela reconhece um problema ou uma necessidade, até o momento em que ela realiza a compra e avalia a sua satisfação.


Esse processo pode variar de acordo com o tipo de produto ou serviço, o perfil do consumidor, o mercado, a concorrência, etc. Mas, de forma geral, ele pode ser dividido em cinco etapas:


1. Aprendizado e descoberta


Nessa etapa, o consumidor ainda não sabe que tem um problema ou uma necessidade. Ele está apenas buscando informações, dicas, curiosidades, entretenimento, etc. Ele não está procurando por uma solução específica, mas sim por conteúdo relevante e educativo que possa despertar o seu interesse.

O objetivo da empresa nessa etapa é atrair a atenção do consumidor, gerar valor e autoridade, e fazer com que ele avance para a próxima etapa.


2. Reconhecimento do problema

Na etapa 2, o consumidor já percebe que tem um problema ou uma necessidade que precisa ser resolvido. Ele começa a pesquisar mais sobre o assunto, buscando entender melhor o seu cenário, as causas, as consequências, as possíveis soluções, etc.

O objetivo da empresa nessa etapa é ajudar o consumidor a reconhecer o seu problema, mostrar que ele não está sozinho, e que existem alternativas para solucioná-lo.


3. Consideração da solução


Agora, o consumidor já sabe qual é o seu problema e quais são as soluções disponíveis. Hora de pensar na solução, certo? Ele começa a comparar as diferentes opções, avaliando os prós e contras, os benefícios e os custos, as vantagens e as desvantagens, etc.

O objetivo da empresa nessa etapa é mostrar que a sua solução é a melhor para o consumidor, destacando os seus diferenciais, os seus resultados, os seus depoimentos, etc.


4. Decisão de compra


Hora de comprar! Nesse estágio, o consumidor já está pronto para tomar a sua decisão de compra. Ele já escolheu a solução que mais se adequa às suas necessidades e expectativas. Ele só precisa de um empurrãozinho final para fechar o negócio.

O objetivo da empresa nessa etapa é eliminar as últimas objeções e dúvidas do consumidor, oferecendo garantias, descontos, brindes, facilidades de pagamento, etc.


5. Avaliação e fidelização


Chegou o momento em que o consumidor já realizou a compra e está avaliando a sua satisfação com a solução adquirida. Ele pode estar muito feliz, indiferente ou insatisfeito. Ele pode recomendar, repetir ou abandonar a empresa.

O objetivo da empresa nessa etapa é encantar o consumidor, superando as suas expectativas, oferecendo suporte, pós-venda, conteúdo complementar, etc.


A Jornada do Consumidor é uma ferramenta essencial para planejar e executar estratégias de marketing eficientes e personalizadas. Ao conhecer as etapas, os desafios e as oportunidades de cada uma, a empresa pode se comunicar de forma mais assertiva e relevante com o seu público-alvo, gerando mais valor, confiança e preferência. Valorize quem acompanha a sua jornada!


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