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Negócios de sucesso: descubra o grande segredo dos empreendedores do futuro

Atualizado: 19 de dez. de 2023

Negócios de sucesso: descubra o grande segredo dos empreendedores do futuro

Será que tudo o que foi uma vez grandioso, nunca poderá perder sua força?


Vamos olhar como exemplo uma história épica, um fato que aconteceu em Nova York, no ano de 1997, sobre um navio de cruzeiro, planejado e construído pelos especialistas mais capazes da época: o Titanic.


Quando o Titanic sofreu o primeiro impacto, poucas pessoas se preocuparam de início.


Acharam que tudo estava bem...


E o resultado nós já sabemos, uma tragédia que é lembrada até os dias atuais.


Com certeza você já ouviu falar sobre essa história, não é mesmo?


Mas, e se os comandantes do navio tivessem dado mais atenção aos riscos e adversidades e, ao invés de enxergarem apenas os pontos positivos da viagem, refletidos em um navio monumental e aparentemente perfeito, visualizassem também os fatores externos prejudiciais?


Será que essa história teria sido diferente?


Não estamos falando que os engenheiros e a equipe responsável pela construção do Titanic erraram propositalmente, mas é notável que, em certos momentos, a confiança dos tripulantes passou a sobrepor as preocupações que aparecem em viagens como essa.


Sendo assim, você já parou para pensar que a história de muitos empreendedores no Brasil é parecida com a do Titanic?


Nós vamos te explicar o motivo que faz essa relação ter sentido nas próximas linhas.


Continue lendo para entender quem são os empreendedores do futuro do Brasil, o motivo pelo qual carregam esse título e o que faz eles serem tão especiais.


O gargalo do empreendedorismo no Brasil


O empreendedorismo no Brasil carrega uma grande característica: a maioria dos negócios são construídos por amadores.


Mas o que isso quer dizer? Amadores em qual sentido?


O fato é que nem todos estão preparados para os cenários negativos. Aqueles que proporcionam mudanças muitas vezes surpreendentes.


Ainda mais no mundo atual, que é volátil, incerto, confuso e ambíguo, e que permite várias respostas para uma mesma questão.


Quantas empresas você conhece que conseguem criar e conduzir o futuro, acompanhar o mercado que cresce cada vez mais e, junto a isso, se manterem competitivas?


Qual a taxa representativa dessas empresas em um universo que engloba todos os negócios do nosso país? Independentemente do nicho de atuação?


É perceptível que alguns empreendedores ainda “vivem no passado”. E por que nós podemos afirmar isso?


Vamos olhar mais de perto com este exemplo:

Antigamente, as vendas B2B eram feitas de uma maneira a qual hoje é considerada “engessada”.


A forma de prospecção tradicional, as vendas de campo e até mesmo as técnicas de negociação antiquadas, perderam espaço para modelos de vendas mais atualizados e eficientes. Ou seja, aqueles que trazem mais resultados com um menor custo de operação.


Até hoje vemos empresas com áreas de vendas compostas apenas por vendedores. De tal forma que todos são responsáveis pelo processo de prospectar, qualificar e fechar novos contratos.


Com isso, os profissionais muitas vezes abandonam determinadas tarefas para focar em outras, particularidade que prejudica o fluxo do pipeline.


Hoje, os empreendedores de sucesso entendem que um time de vendas deve caminhar para a alta performance se quiser sobreviver, assim como tudo dentro do processo de vendas deve ser milimetricamente executado para permitir o alcance de objetivos.


Como eles aprenderam a otimizar as vendas? Desenvolvendo estratégias, técnicas e habilidades, ao longo do tempo, com base no que perceberam quando cometeram erros.


Caminhando ao lado disso, vemos a disrupção em vários campos de estudo desenvolvidos pela humanidade, como as ciências humanas, sociais, tecnológicas, econômicas, políticas e afins.


Acompanhamos a constante inovação nas estratégias que nos ensinam formas mais poderosas de controlar os motores de uma empresa.


Estamos vivendo um momento de grandes mudanças...


Mas nem todos os empreendedores perceberam isso ainda.


Notamos empresas que não estão mais no mapa e, em meio a isso, o aprendizado é essencial para conseguirmos nos adaptar rapidamente.


O mundo corporativo, ainda mais as grandes empresas, então muito aferradas ao passado, e somente as pessoas (o capital humano) são capazes de mudar essa realidade.


Temos que caminhar no sentido contrário, isto é, nos livrarmos do passado e nos prepararmos para situações totalmente inesperadas.


O chamado para a mudança


Como as empresas podem se salvar em um mundo feroz onde as Startups resolvem os problemas e melhoram as coisas que já foram criadas?


Neste mesmo mundo, onde as empresas tradicionais, que demoraram décadas para se consolidarem, estão perdendo cada vez mais força...


Temos alguns exemplos de empresas grandes que fracassaram, como a Kodak e a Editora Abril.


Grandes mudanças, seja um fato histórico ou a criação de algo essencial, sempre impactam nos modelos de gestão, que são as formas como nós entendemos, planejamos e executamos negócios.


Mas, como já mencionamos anteriormente, muitas empresas utilizam ainda os modelos tradicionais de concorrência para competir (fundamentadas em velhas teorias de liderança, velhas teorias de estratégia, entre outras).


Nós nos inspiramos em empresas que conseguem transformar completamente determinado mercado, como a Apple, que revolucionou o mercado da música ao lançar o Ipod e o Itunes, e transformou a forma como as pessoas consomem música.


Essa é a mudança do mercado mundial e essa revolução se aplica para tudo dentro de uma empresa. Desde as operações de vendas com seus processos, profissionais, equipamentos e afins, até a disrupção e adaptação das empresas para um novo mundo.


É para essa direção que estamos indo.


Mudanças, inovação e adaptabilidade


Vivemos hoje em um mundo onde os clientes querem cada vez mais produtos, serviços e diversidade, por preços mais baixos, e nenhuma empresa consegue atingir isso sem inovar e se adaptar às mudanças e as demandas que estão sendo criadas por parte da população.


Ainda assim, muitas empresas tentam sustentar o passado ao invés de buscar um futuro diferente, que tenha mais possibilidades de crescimento.


Poucas empresas souberam se reinventar, como, por exemplo: Lego, Magazine Luiza e Pagseguro.


O empreendedor do futuro é aquele que consegue enxergar o que vai acontecer, não se acomodando, mas sim se adaptando para o que está por vir.


Isso serve para qualquer profissional, ainda mais para os empreendedores que precisam se adaptar rapidamente às diferentes obrigatoriedades e limitações que surgem a cada dia que passa.


O grande segredo dos negócios de sucesso, aquele que é dominado pelos empreendedores do futuro, pode ser encontrado a partir do momento que sua empresa é guiada por forças e oportunidades, e ao mesmo tempo é desenvolvida com base em riscos, ameaças e fraquezas que podem prejudicar os resultados futuros.

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2 Comments


Unknown member
Jun 21, 2021

TOP!

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Unknown member
Jun 16, 2021

Que visão sensacional! AMEI !!!!

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